[Beleza] Alisar ou não? Eis a questão

Uma dúvida que está, literalmente, na cabeça de muitas mulheres: alisar ou não o cabelo? Se sim, qual método escolher?

Embora os cachos tenham voltado com tudo após um longo período banidos, muitas mulheres acham mais fácil domar os cabelos de uma vez. Sabe aqueles minutinhos a mais de sono pela manhã? Elas preferem ganhar a ter que lidar com cabelos naturalmente revoltos. Mas será a opção mais saudável?

Claudio3

Entre as muitas soluções para disciplinar os fios, há alguns modismos, como a escova de chocolate, a marroquina, a indiana… Não importa o nome que se dá a técnica, é imprescindível que se atente para os ativos que serão usados. Substâncias como formol e glutaraldeído não são permitidas como alisantes e, por isso, são proibidos pela Anvisa.

Antes de se aventurar, questione o profissional e veja a embalagem do produto a ser utilizado. É obrigatório que tenha registro na Anvisa para ser considerado seguro. Substâncias proibidas, de uso restrito e em condições e concentrações inadequadas podem irritar a pele e, se utilizados inadequadamente, podem causar queimaduras graves no couro cabeludo, quebra dos fios e queda total ou parcial dos cabelos.

Salões e profissionais sérios usam métodos tradicionais e confiáveis. A escova definitiva usa produtos com efeito termoativo. Depois, é passada a prancha de cerâmica. Com esse método, também chamado de alisamento japonês, os fios ficam bem lisos, sem volume. Após fazer, não pode lavar ou prender o cabelo por três dias. E, conforme o cabelo cresce, a raiz nasce normal. Ou seja, fica diferente do resto do fio, que está alisado. A duração é grande: de quatro a seis meses.

Já a progressiva usa um produto que amolece a fibra capilar. Depois, é feita uma escova e o profissional tem a opção de não deixar os fios muito lisos e manter ainda algum volume. Alguns também usam a chapinha. Nesse método, o cabelo fica com um aspecto muito mais natural, com balanço. A duração é de dois a três meses.

Lembre-se: alterar a estrutura do fio sempre danificará um pouco o cabelo.Resolveu apostar nos fios comportados e vai alisar? O mais importante é saber qual produto está sendo utilizado e fazer apenas com um profissional de sua confiança. Ele poderá analisar o seu cabelo, se já tem alguma outra química, e recomendar os cuidados pós alisamento. Seguindo as dicas de manutenção direitinho, há mais chances de manter as madeixas belas por um longo período.

claudio