Carro blindado: mais segurança e proteção para todos

Ter um carro blindado pode parecer coisa de Hollywood, ou algo que está disponível apenas para donos de veículos de luxo. Mas, o fato é que hoje essa realidade mudou e, com a violência crescendo nas ruas, é uma proteção extra que pode ser considerada por qualquer pessoa.

O diretor da Akta Motors, Gustavo Gotyfrid, explica que não há uma indicação específica para blindagem de carros. “Hoje, todos nós estamos suscetíveis a um assalto ou uma pedrada na estrada, por exemplo. Então, recomendamos para todos. Até os nossos modelos mais baratos já estão recebendo blindagem”.

02

Segundo ele, isso também se deve aos preços cada vez mais acessíveis. “O acréscimo no valor do carro sai a partir de 39 mil reais, o que é um preço bem justo, se comparado com as blindagens mais antigas, que custavam cerca de 100 mil reais”, explica. Na Akta, modelos a partir do Cerato já têm a opção de pronta-entrega blindados.

A blindagem oferecida pela Akta Motors é a de nível III-A, que é a máxima permitida para uso civil. Ela aguenta disparos de todas as armas de mão, como as .40, Magnum 357, pistolas .380 e revólveres calibre 38.

Durante o processo de blindagem, o carro é desmontado para que seja feito o revestimento com plástico de proteção em itens como bancos, forrações de portas, pestanas, alto-falantes, tampão traseiro, forro do teto, colunas A, B e C, retrovisores e fechaduras.

love1

Depois, é feita a instalação do painel balístico, feito de manta de aramida. As portas, por exemplo, são blindadas com nove camadas, fixadas com cola de alta performance. A manta de aramida é um dos principais componentes da blindagem, substituindo parte do revestimento em aço e reduzindo até 130 kg do peso final do carro blindado.

Além do peso reduzido, a manta ainda apresenta outra excelente característica: a flexibilidade. Isso possibilita que ela se acomode perfeitamente nas diferentes partes do carro. O aço inoxidável, que antes revestia todo o veículo, agora é colado e parafusado apenas nas molduras das portas, espelhos retrovisores, fechaduras, maçanetas e nas pontas dos vidros.

Os vidros originais são substituídos por vidros de 19mm, que, graças à tecnologia de laminação com duplo policarbonato de alta resistência, oferece o mesmo nível de proteção dos vidros de 21mm (padrão utilizado pelo mercado), mas com a vantagem de ser 27% mais leve. Os vidros dianteiros ficam com abertura de 80%, enquanto os vidros traseiros são fixos.

14231972_160045667771843_112703170568051230_o

Ainda estão incluídas a troca das molas traseiras originais por molas reforçadas, a instalação de uma sirene e as cintas de aço inox para as rodas. Assim, caso os pneus sejam pefurados, as cintas dão conta do recado mantendo a dirigibilidade do carro e permitindo o escape seguro da zona de perigo por até 20 quilômetros.

A redução de peso no resultado final é imprescindível para uma melhor dirigibilidade e menor consumo de combustível. Tudo isso com a melhor relação custo-benefício do mercado. As empresas blindadoras são regulamentadas pelo Exército Brasileiro, e a Bélico possui todos os certificados necessários para montar e comercializar carros blindados, assim como o processo de blindagem.

Com cinco anos de garantia, as revisões do serviço são feitas junto com as revisões do veículo, a cada 10 mil km rodados, e custam em média mil reais.

“Além da garantia de cinco anos, nosso diferencial é o acabamento, que é muito superior ao que é feito pela concorrência, e o preço, que é bastante atrativo para um serviço que oferece tanta proteção” ressalta Gustavo.

Quer testar antes de blindar seu carro? Faça um test drive na Akta Motors, concessionária Kia em Santos, que fica na Av. Campos Sales, 126.

juliana