Empreendedorismo na sala de aula

O que significa empreender? É decidir, realizar, tentar uma tarefa difícil e trabalhosa. É pensar e agir de maneira inovadora. E quem é o empreendedor? É aquele que identifica e cria oportunidades, renovando e liderando o processo.

Regina51

Com base nesses entendimentos, o empreendedorismo é um ponto cada vez mais discutido no Brasil, país em que boa parte da população sonha se tornar seu próprio chefe. Além disso, o brasileiro possui muitas das características de um empreendedor, porém é pouco estimulado a desenvolvê-las para o bem social e pessoal.

Um ponto importante que deve ser ressaltado é a necessidade de desvincular a ideia de empreendedorismo apenas para o lucro e pensar na teoria de maneira ampla, visando o bem material, mas também considerando o bem-estar e o desenvolvimento humano.

E por que não ensinar nas escolas um pouco sobre o tema? Esta área representa uma possibilidade de desenvolvimento para os alunos, só precisa ser estimulada.

Engana-se quem pensa que empreendedorismo é conversa de “gente grande”. Se empreender é “fazer acontecer uma travessia arriscada”, quanto antes estimularmos estas habilidades nas crianças e adolescentes, maior a capacidade deles administrarem seus problemas, criarem soluções para os mesmos e, ainda, inovarem.

O ensino do empreendedorismo ajuda a identificar líderes e a motivar crianças e jovens a serem cada vez mais engajados em assuntos que precisam ser solucionados. O aluno, ao ser incentivado a trabalhar de uma forma empreendedora, aprenderá espontaneamente a identificar sua capacidade em fazer algo, errar e aprender com seus erros, além de tentar outra vez, e mudar o que for necessário. Sem esquecer que ele poderá passar a enxergar os problemas como oportunidades.

Desenvolvendo o empreendedorismo em sala de aula, não será apenas a interdisciplinaridade do aprendizado entre matemática, português ou outras disciplinas e até mesmo a comunicação de forma inovadora que serão trabalhados. Será trabalhado, principalmente, a maneira de o aluno tomar decisões sozinho e ser responsável por suas ações.

O principal objetivo ao trabalhar o empreendedorismo na escola é fazer com que esta disciplina sirva para desenvolver o aluno como um todo. Essa deve ser uma ferramenta estratégica para preparar o aluno para a vida.

regina