Leonel Fernandes Arquitetura

Com 11 anos de mercado com seu próprio escritório, Leonel Fernandes é um dos mais renomados arquitetos do Litoral Paulista, desenvolvendo projetos de arquitetura e interiores residenciais, corporativos e comerciais em toda a região.

web_Leonel Fernandes 01 SALA

Conciliando funcionalidade e estética, ele faz uma leitura objetiva e subjetiva dos clientes, dos seus desejos e necessidades. “Busco converter esse conjunto de informações em espaços que confortem, alegrem e, principalmente, com os quais eles se identifiquem”, conta o arquiteto.

Leonel era um jovem introspectivo, ligado ao mundo das artes e do design, que, segundo ele, preencheram sua juventude. “Com a maturidade e a conclusão do ensino médio, a arquitetura surgiu como a opção que aliava o desejo artístico a uma profissão mais ‘convencional’”, explica. “É um curso que abre um leque enorme de possibilidades profissionais, o que nos permite experimentar diferentes trabalhos e ter uma ampla gama de experiências ao longo da vida”.

web_Leonel Fernandes 09 ESCRITÓRIO

Em Santos, de acordo com o que o mercado também buscava, ele se especializou em Arquitetura de Interiores, identidade de marca e renovações. “Santos é uma cidade pequena, limitada a uma ilha, e o mercado de construção civil residencial está atrelado à construção de edifícios. Praticamente não se constroem casas em Santos”, destaca o arquiteto. O mesmo se aplica aos projetos corporativos e comerciais, que muitas vezes estão dentro de shoppings ou edifícios comerciais. “Dessa forma, a área de arquitetura de interiores se desenvolveu bastante aqui e tornou-se um campo profícuo de oportunidades”, ressalta.

“A arquitetura de interiores se desenvolveu bastante aqui e se tornou um campo profícuo de oportunidades” – Leonel Fernandes

Além da demanda do mercado, juntou-se o gosto por lidar com a última escala do projeto de arquitetura, a preferida de Leonel. “É quando tratamos de perto da luz, do mobiliário, dos acabamentos, obras de arte, atrelando essas escolhas físicas aos desejos, emoções e sensações dos usuários, que, de verdade, é o que mais me encanta na minha profissão”, diz o arquiteto. Ele conta que “gosta muito de gente”, e conhecê-las e entender como elas funcionam é um processo que o encanta.

web_Leonel Fernandes 07 DORMITORIO

Ele também gosta de se reinventar e, sempre que pode, inclui um trabalho de pintura autoral nos projetos, como uma assinatura. Aliás, ter mais tempo para ficar no ateliê desenvolvendo esses trabalhos é um dos seus planos para o futuro!

Além da preocupação em desenvolver o projeto com a identidade do cliente, um dos diferenciais de Leonel é o compromisso com o gerenciamento da obra. “Me preocupo em entregar a melhor relação custo-benefício para o cliente, eliminando ao máximo os contratempos e desgastes financeiros e emocionais com a obra”, conclui.

web_Leonel Fernandes 04 COZINHA

Para ele, o destaque da sua carreira é o conjunto da obra, com um número significativo de projetos residenciais, muitos publicados em revistas especializadas, e corporativos, que contribuem para o desenvolvimento de uma empresa. “Dentre eles, o projeto da Sala Oswaldo Pires, que teve como partido arquitetônico o conceito de ser a sala da casa do Oswaldinho”, destaca. O espaço conta com um conjunto de móveis, objetos e detalhes que convidam o cliente a ter uma relação com o ambiente que extrapola o convencional.

Em seus projetos, os móveis planjeados são essenciais, pois, além do design arrojado, oferecem várias possibilidades de acabamento e soluções de alta tecnologia e padrão industrial. “O principal é ter a certeza de que o meu cliente receberá na sua casa, ou no seu trabalho, exatamente aquilo que foi apresentado e visto no showroom, com todas as características de materiais e acabamentos. Além de um projeto sem falhas e feito sob medida”, explica.

web_arquiteto leonel fernandes - fotógrafo Fernando Braga de Andrade

Para isso, ele conta sempre com a SCA. “A loja de Santos, que atende a todos os meus projetos, possui um corpo técnico em total sintonia com o meu escritório, seja durante o processo de projeto ou a instalação, o apoio dos consultores e supervisores é constante e esse é o segredo para o sucesso”.

A gama de opções de acabamentos combinada às soluções técnicas do mobiliário SCA resultam em quase infinitas possibilidades, tanto no aspecto estético como no financeiro. “Nesse apartamento que apresentamos aqui, diversas variações foram requisitadas, desde a pintura em cor especial dos perfis metálicos das portas e puxadores até profundidades de gavetas e módulos especiais, permitindo solucionar questões arquitetônicas e atender as necessidades do projeto”, finaliza o arquiteto.

juliana