[Marketing] Chatbot: o futuro das relações

Escrevendo para a Studiobox, algumas vezes cometi o erro do ‘timing’. Muitas vezes o escrito ainda estava em fase ‘beta’ e demoraria mais de seis meses a um ano para impactar diretamente a vida dos leitores.

Contudo, nesse caso, peço licença para errar novamente. Enfim algo que vale a pena falar na história recente do marketing digital, até porque não envolve apenas o marketing digital, mas big data, inteligência artificial e customer relationship marketing.

diego

Pense em algo que vai permitir sua interação com sua casa, fazer um pedido ao room service do hotel, solicitar um Uber num chat com amigos e até mesmo informar a perda do seu cartão de crédito. Mas, por qual motivo isso é realmente novo?

Primeiro você não vai precisar de 50 aplicativos para fazer 50 coisas diferentes. Vai conseguir resolver tudo pelo Messenger do Facebook. Segundo, a parada toda é movida pela computação cognitiva e machine learning. Terceiro, seus feedbacks são rápidos e precisos. E quarto, você vai reduzir sua frustração e realmente será bem atendido.

Mas, enfim, eu, como empresário, como posso usar isso para melhorar a minha empresa?

A tecnologia deve baratear com o tempo e, assim, se popularizar. Não que hoje seja cara, mas o custo não se justifica para implementar em uma empresa pequena.
Eu testei os serviços da Bot SmartX. E se você adicioná-los no Facebook vai conseguir testar também. Vale a pena a experiência, e como é algo realmente novo, só testando para entender a amplitude!

Se você trabalha com marketing, vendas, atendimento, prestação de serviço ou simplesmente ficou curioso, por favor, não deixe de testar. Você vai ficar surpreso com o que verá e, olha, eu não sou uma pessoa que costuma se surpreender com qualquer coisa.

Procurei escrever esse texto mais como um marco, um ponto de atenção, e para que você vá atrás da informação e da prática do Chatbot. Como eu disse, são tantos elementos perfeitamente integrados reunidos em um só lugar, que não tem como dar errado!

Anota esse nome: Chatbot. Em breve você falará com seu banco, operadora de celular, seguradora, agência de viagens e tudo que você imaginar via esse novo canal de atendimento.

Diego