[Moda feminina] Calça clochard – a quarentona está de volta

Com sua cintura alta e marcada, uma modelagem propositalmente mais larga no quadril e boca afunilada, a calça clochard é ideal para os dias que pedem uma produção mais confortável, mas, é claro, sem deixar de lado o toque fashionista.

A origem da clochard é de Paris, na França, mas sua história não é lá muito glamurosa. Você acredita que ela era usada pelos mendigos que circulavam nas ruas da capital da moda? Pois é. Inclusive, clochard, em francês, significa ‘mendigo ou vagabundo’.

renata2

Mas, não se preocupe: décadas depois ela se tornou um item vintage e muito chique para compor os seus looks. E o melhor mesmo: ela está de volta com força total.
Era uma peça usada por homens, que depois de muitas modificações se tornou popular entre as mulheres, principalmente nos anos 1980.

Ficou interessada nesse modelo clássico e superconfortável, mas não sabe como usar? Aí vão algumas dicas para escolher o modelo certo.

Se você é baixinha, opte pelos modelos mais compridos e combine com um tipo de sapato que deixe o peito do pé livre e à mostra.

Dê preferência para os tons nude, pois assim você ainda consegue criar uma ilusão de que suas pernas são mais longas, esticando a silhueta e equilibrando o visual.

Para quem é muito alta, dá para abusar dos modelos que tenham comprimento midi, caso você queira quebrar a silhueta e disfarçar a altura.

Se você tem pouco quadril, dê mais volume a essa região usando um modelo que afunile nas pernas. Assim, a diferença nas proporções do seu quadril e do seu tornozelo fica bem destacada.

É comum que mulheres que têm quadril muito largo achem que esse modelo não é adequado para o seu tipo de corpo, o que não é verdade. Invista em modelos que tenham pernas retas. Isso vai amenizar as proporções, dando mais harmonias as suas formas.

Agora uma dica final, super importante: preste atenção na cintura. Esse modelo ajuda a realçar a região da cintura e valoriza quem tem o corpo no formato pera, retângulo, triângulo invertido ou ampulheta.

Mas, se seu tipo de corpo é o oval, então esse modelo não vai te favorecer e vai dar mais volume na região. Nesse caso, uma boa substituta é a calça baggy.

bala