[Nutrição] Pré-treino

Nosso corpo é mais exigido durante a prática de exercícios e, por isso, atletas devem se preocupar não só em atingir a quantidade diária dos nutrientes, mas também com o que consumir antes da atividade física. A refeição pré-treino deve proporcionar energia – principalmente de carboidratos de baixo ou médio índice glicêmico – proteínas de alto valor biológico, vitaminas, minerais e hidratação.

bread-1239275_1920

Dependendo do momento, deve conter pouca ou nenhuma quantidade de gorduras e fibras, facilitando o esvaziamento gástrico, absorção de nutrientes e diminuindo a chance de uma perturbação gastrointestinal. O pré-treino previne a hipoglicemia e/ou sintomas associados, lesões, catabolismo protéico acima dos níveis aceitáveis e equilíbrio hidroeletrolítico.

O glicogênio muscular é um combustível importante para o exercício. Iniciar a atividade física com níveis baixos de glicogênio muscular e hepático pode interferir no rendimento, aumentando a captação de glicose circulante pelos músculos e provocando hipoglicemia e fadiga central (muitas vezes identificada por discretos bocejos durante o treino).

Dependendo da intensidade, duração e tamanho dos músculos envolvidos, a limitada quantidade de glicose pode não ser suficiente para suprir a demanda muscular e do sistema nervoso. A partir daí, os sintomas da hipoglicemia podem se instalar e, além do mal estar, caso o exercício prossiga, pode haver um aumento de hormônios catabólicos seguido de catabolismo protéico acima do normal. Nosso corpo é sábio e utiliza a massa muscular como fonte de energia, caso necessário. Vale lembrar que os carboidratos atuam como ‘poupadores’ da massa muscular e ativadores do metabolismo lipídico, sendo fundamentais para hipertrofia e emagrecimento.

Quando o pré-treino for uma refeição convencional, como café da manhã e almoço, deve ser feito 1h30 antes do treino. Lembrando que quanto mais gordura e proteína, maior o tempo de digestão e esvaziamento gástrico. Não dá tempo? Opte pelos líquidos e pastosos, como sucos, vitaminas ou suplementos.

Resumindo: 1h30 antes do treino consuma proteínas animais magras, leites e derivados magros, claras de ovos e, dependendo da situação, a gema. Carboidrato complexos integrais são ótimos! Coma para se nutrir e não pelo sabor, então lembre da importância de cada alimento para o seu corpo. A quantidade depende da sua necessidade.

Converse com um nutricionista para saber as melhores opções e se há a necessidade do pré-treino. Muitas vezes um bom pós-treino, banho e cama são suficientes!

marialuiza