O sal da terra e a luz do mundo

Com estas palavras, Jesus se dirigiu aos discípulos nas colinas, à vista do mar da Galileia. O sal proveniente do mar morto, devido à alta mistura com impurezas do solo, não servia para tempero. Era descartado e jogado nas estradas para ser pisado, pois servia como pavimentação naquela época.

Beth51

Porém, quando puro, se percebia sua falta em qualquer tempero. A função do sal não é aparecer por si só, mas fazer aparecer o sabor de outros alimentos.

Jesus usava elementos da vida cotidiana para exemplificar como seus seguidores deveriam exercer uma pacífica e bondosa influência na sociedade humana. Por isso, Jesus dizia que somos o “sal da terra”, que, livre de impurezas, refletia o caráter de Cristo, como dito antes no sermão do monte.

Seguindo a referência feita com o sal da terra, o melhor que podemos oferecer a Jesus no Natal são as atitudes de amor com nossa família, amigos e tantas outras pessoas que conosco convivem.

Assim, como na ‘parábola dos talentos’, a felicidade recebida com nossos gestos de amor ao longo da vida será sempre a alegria que nos contagiará para uma comemoração especial, transformando em Natal todos os nossos dias.

Se com amor nos tornamos pessoas felizes, nada melhor do que apreciar os prazeres da mesa e degustar uma saborosa ceia de Natal, junto a Jesus e nossos convidados.

E o que preparar para esta ceia? Muitas são as opções, e minha sugestão é a receita a seguir, que, além de fácil de fazer é muito saborosa!

Pernil de Vitela ao molho de uva e damasco

1,2 kg de vitela em um só pedaço
1 xícara (chá) de ervas frescas (manjericão, sálvia, cebolinha, tomilho e salsa)
3 cebolas raladas
Suco de limão siciliano
6 dentes de alho socado com sal marinho
1 colher de sopa de mostarda
1/2 xícara (café) de vinagre balsâmico
Sal a gosto
Pimenta do reino branca a gosto
1 xícara de vinho branco seco

Molho:
Raspas da assadeira
1 xícara de vinho tinto seco
1 colher (sopa) de amido de milho
500 g de damasco seco (no vinho do porto)
4 xícaras de uvas verdes sem sementes
1 colher (sopa) de manteiga
Sal a gosto

Lave a vitela, seque e coloque em uma assadeira. Distribua os temperos (marinada) sobre a carne. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira de um dia para o outro.
Coloque a vitela coberta com papel alumínio no forno, regando com a marinada (se secar, use vinho branco). Vire e deixe dourar por igual.
Em uma panela, coloque o caldo que sobrou na assadeira e adicione o vinho tinto e o amido de milho. Deixe reduzir e adicione os damascos e as uvas. Deixe reduzir bem, jogue por cima da vitela e sirva.

beth