Odontologia: salve a tecnologia tangível

josemarcio52

Tecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste por meio de sua transformação no uso de ferramentas, processos e materiais criados e utilizados a partir desse conhecimento.

A tecnologia tangível faz o nosso dia a dia mais fácil e mais seguro. Um exemplo simples disso é o Waze, um dos maiores aplicativos de trânsito e navegação do mundo baseado em uma comunidade.

Com ele, é possível juntar-se aos outros motoristas em sua área e compartilhar informações de trânsito das vias em tempo real, fazendo com que todos consigam economizar tempo e combustível em seus deslocamentos diários. A odontologia moderna também utiliza essas tecnologias tangíveis todos os dias, melhorando a relação do dentista com seus pacientes e assim, otimizando os tratamentos e processos de atendimento.

Quem não se lembra das moldagens para confecção de próteses ou para documentação ortodôntica dos pacientes que usavam “aparelho”? Hoje em dia, ainda bem, essas técnicas estão com os dias contados.

Na esteira dessas tecnologias caminham os sistemas CAD/CAM, que utilizam modernas câmeras intraorais para fotografar e transformar a arcada dentária em imagens digitais detalhadas, possibilitando a confecção de uma prótese em porcelana em uma impressora 3D.

Mas, como isso funciona na prática? Imagine que você acidentalmente quebrou um dente da frente e a indicação é a confecção de uma coroa em porcelana.

Utilizando esses sistemas, vamos preparar o remanescente dentário, escanear com a câmera intraoral, criar um projeto digital – que é o desenho do futuro dente – e, por fim, é só dar o comando para impressora 3D confeccionar a coroa de porcelana final.

Todo esse processo, que antigamente era muito mais demorado, desconfortável para o paciente e bem menos preciso, leva aproximadamente três horas.

O resultado disso é um procedimento com mais precisão, melhor estética, mais agilidade e rapidez e com maior conforto, já que não é preciso realizar as antigas moldagens convencionais.

Enfim, a tecnologia tangível está ao seu dispor!

* Por Dr. José Márcio do Amaral, dentista (CRO 35078)