Sanduiche vegetariano ou vegano com a chef Maisa Campos

Gravar essa receita com a Maisa Campos foi sensacional! Essa minha amiga e super cozinheira deixa qualquer comida saborosa e requintada. Propus que ela me fizesse uma receita fácil, prática e que conseguisse ser vegetariana e/ou vegana (quem me segue nas redes sociais deve ter notado que estou adepto a esse tipo de alimentação).

WhatsApp Image 2017-11-08 at 11.58.34

O sanduíche é muito fácil de fazer e com todos os ingredientes abaixo você consegue fazer dois sanduíches bem fartos:

1 bandeja de shimeji fresco
1 avocado
2 folhas de radicchio (aquela folha que parece uma alface mais grossa – ela ajuda a dar textura no sanduíche)
1 pimenta dedo de moça
Sal e pimenta a gosto (se controla nisso, hein!)
2 baguetes ou qualquer outro pão integral (para a receita vegana, os pães não devem conter ovo ou leite na sua composição e são encontrados em lojas especializadas)

WhatsApp Image 2017-11-08 at 11.58.30

Modo de preparo:

Retire o creme do avocado com uma colher, coloque em um recipiente e amasse com um garfo. Acrescente pimenta dedo de moça picada em pedaços bem pequenos, sal e pimenta a gosto (eu gosto de colocar também tomate e cebola, como uma guacamole mesmo) e, segundo a Maisa, é bacana acrescentar o suco de meio limão pro creme não escurecer. Feito isso, reserve.

WhatsApp Image 2017-11-08 at 11.58.33

Coloque um fio de azeite*, deixe aquecer um pouco e acrescente o shimeji, um pouco de sal e pimenta. Não mexa muito, segundo a cozinheira maravismusa, o alimento precisa ir cozinhando sozinho, e mexer demais prejudica a cocção (mas fica ligado pra não queimar hein !). Quando ele estiver levemente dourado, prove e veja se está com uma leve crocância, e aí retire do fogo e reserve.
*se você não quiser usar gordura basta colocar os cogumelos direto na frigideira levemente aquecida, neste caso mexa com mais frequência e quando começar a dar uma grudadinha, coloque um pouco de água (bem pouquinho, tipo um dedinho sabe?!). Quando essa água secar, prove, teste a crocância e se estiver ok, também reserve. Ah, o sal e a pimenta você também coloca junto com a água.

WhatsApp Image 2017-11-08 at 11.58.31

Antes de montar o sanduíche, corte os pães jogue um pouco de azeite no miolo (ou não, fica a seu critério) e coloque no forno por uns cinco minutinhos – fica de olho pra não queimar hein … rs – pra ficar levemente aquecido e mais crocante.

WhatsApp Image 2017-11-08 at 11.58.32

Pra montar o sanduíche, espalhe a guacamole em um lado do pão, depois coloque os cogumelos em cima da guacamole e finalize com as folhas de radicchio rasgadinhas em cima de todo o sanduíche e cubra com a outra metade do pão.

WhatsApp Image 2017-11-08 at 11.58.28

DICA EXTRA
A chef Maisa disse que caso queira, um ovo frito com geminha mole iria muito bem nesse sanduíche.

Confira o vídeo do programa que foi ao ar no quadro Chega Aí, na VTV (SBT):