Treinamento concorrente

Com o aumento da conscientização e maior adesão das pessoas à prática de exercícios, tanto o treinamento aeróbio quanto o treinamento de força (musculação) tornaram-se práticas muito comuns para aqueles que buscam saúde e estética.

Porém, quando realizados no mesmo dia de treino, muitos praticantes têm dúvidas sobre o que fazer primeiro: correr ou treinar musculação? Eis o ‘treinamento concorrente’. Mas, com o que exatamente ele concorre?

Toni51

Para esclarecer, vou exemplificar com um estudo realizado com mulheres que foram divididas em dois grupos: um que fazia aeróbio antes da musculação e outro que treinava musculação antes do aeróbio.

Esse estudo foi conduzido durante oito semanas com mulheres sedentárias e, ao final, não houve diferenças entre os grupos para as alterações nos ganhos de força, na capacidade aeróbia e nem nos ganhos de massa magra.

Em outros estudos realizados com indivíduos já condicionados, há evidências de que a prática do exercício aeróbio antes da musculação compromete os ganhos de força, hipertrofia e potência muscular.

Já nos casos em que os avaliados eram idosos, os resultados mostram que o treino aeróbio, quando realizado imediatamente antes da execução do treinamento de força, afeta negativamente os ganhos de força. Isso quando o mesmo grupo muscular é utilizado.

Portanto, a ordem da realização do exercício aeróbio e da musculação pode interferir em alguns casos específicos, mas pouco importa para a maioria das pessoas, cabendo sempre o bom senso.

Vale ressaltar que as particularidades e preferências de cada indivíduo devem ser consideradas no planejamento de um programa de treinamento. Lembrando também que estamos falando da população em geral, e não de atletas.

Então, podemos sugerir o seguinte: se o seu objetivo é emagrecer, comece pelo aeróbio. Mas, se o objetivo é hipertrofiar ou aumentar a força, você pode realizar um leve aquecimento antes e priorizar este tipo de treino e somente ao final realizar o aeróbio. Ou seja, comece pelo treinamento de força e depois faça o cardio.

Portanto, as atividades podem ser concorrentes no que se refere aos objetivos e prioridades. Mas, não se esqueça, sempre obedecendo as individualidades e o bom senso.

Toni