[Vinhos] La Cité du Vin: incrível por dentro e por fora

Santé! Inaugurada em maio de 2016 pelo presidente francês François Holland, La Cité du Vin (A Cidade do Vinho) abriga o maior centro cultural e turístico em torno do vinho.

O complexo está às margens do rio Garonne, em Bordeaux, capital do vinho francês e declarada em 2007 patrimônio da humanidade pela Unesco. A Disneylândia dos apreciadores, como já é considerada, é o maior e mais completo museu de vinho do mundo.

laciteduvin2

O mais impressionante visualmente é a arquitetura futurista projetada por Anouk Legendre e Nicolas Desmazières, do estúdio parisiense XTU. Eles criaram um local cheio de símbolos e referências ao vinho para encantar todo dia de apreciador.
Avista-se ao longe suas formas e curvas ousadas, que remetem ao movimento do vinho em uma taça ou um decanter. Eu particularmente vejo o vinho em um decanter.

Um contraste impactante é o entorno ao museu. Casas e construções antigas do século XVIII e XIX se mesclam em uma contraposição que demonstra a evolução da harmonização urbana, um espetáculo!

Entre o projeto e a construção da Cité du Vin foram oito anos a um custo de cerca de 81 milhões de euros. Ao total, são 13 mil m² distribuídos em dez andares. Neles, diversas sessões abrangem a história do vinho no mundo em todas as épocas, diferentes culturas e civilizações desde seis mil anos antes de Cristo até hoje.

Sua arquitetura arredondada transforma a experiência do enoturista em um movimento contínuo, circular, fluído, como se estivesse em constante movimento, como o líquido na taça. É incrível!

Uma adega com 1.400 garrafas está à disposição no Bar au Vin Latitude 20. Vinhos de 70 países, escolhidos pela equipe de sommeliers da qual faz parte Andreas Larsson – Melhor Sommelier do Mundo em 2007 – e também sob a consultoria de Michel Rolland – renomado enólogo. O local tem como embaixador, nada menos que Robert Parker, o crítico de vinhos americano mais famoso de todos os tempos.

A 35 metros de altura está o Gazebo, onde você terá uma vista 360º da cidade de Bordeaux. Uma visão única acompanhada de uma taça de vinho, inclusa no ingresso que custa 20 euros e dá direito a um auto-guia que vem em oito idiomas.

Acesse enoamigos.com e veja as fotos do local. Até a próxima taça!

claudia